Gravidez e ovulação Como calcular os seus dias férteis?

Gravidez e ovulação Como calcular os seus dias férteis?
Tabla de contenidos

A gravidez é um momento maravilhoso na vida de muitas mulheres, mas para algumas, conceber pode ser um desafio. Conhecer o seu ciclo de ovulação e os dias férteis pode aumentar significativamente as suas hipóteses de engravidar. No post de hoje, dizemos-lhe como calcular estes dias de pico de fertilidade - continue a ler!

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual dura geralmente entre 21 e 35 dias, embora a média seja de 28 dias, e divide-se nas seguintes fases:

  1. Fase menstrual: O ciclo inicia-se com o primeiro dia da menstruação, que pode durar entre 3 e 7 dias.
  2. Fase folicular: Durante esta fase, os ovários começam a desenvolver folículos que contêm óvulos em resposta à hormona folículo-estimulante (FSH).
  3. Ovulação: Aproximadamente a meio do ciclo, ocorre a ovulação. Um aumento da hormona luteinizante (LH) desencadeia a libertação do óvulo maduro.
  4. Fase lútea: Após a ovulação, o corpo lúteo produz progesterona para preparar o útero para uma possível gravidez. Se o óvulo não for fecundado, o ciclo recomeça.

Como calcular os dias férteis?

Os dias mais férteis são os dias próximos da ovulação. Num ciclo regular de 28 dias, a ovulação ocorre por volta do 14º dia, mas cada mulher é diferente e a ovulação pode variar.

Para calcular os seus dias férteis, pode seguir estes métodos:

1. Método do calendário

Se o seu ciclo for regular, pode calcular os seus dias férteis subtraindo 14 dias à duração total do seu ciclo. Por exemplo:

  • Ciclo de 28 dias: ovulação por volta do dia 14.
  • Ciclo de 30 dias: ovulação por volta do dia 16.

Os dias mais férteis incluem o dia da ovulação e os 4-5 dias anteriores, uma vez que os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias no corpo da mulher.

Neste outro post, explicamos os passos para calcular os seus dias mais férteis.

2. Temperatura basal

Sabia que a temperatura corporal basal aumenta ligeiramente após a ovulação? Sim, é isso mesmo. Isto deve-se ao aumento da progesterona, pelo que medir a sua temperatura todas as manhãs antes de se levantar pode ajudar a detetar esta alteração.

Podemos fazê-lo com o termómetro digital de fertilidade Tempdrop, uma vez que regista e analisa os padrões de temperatura automaticamente, eliminando o erro humano (utiliza sensores avançados) e fornecendo dados precisos através de uma aplicação móvel que também analisa esta informação para ver quais são os dias férteis do ciclo.

3. Observação do muco cervical

Nos dias férteis, o muco cervical torna-se mais transparente, elástico e com aspeto de clara de ovo, facilitando a motilidade dos espermatozóides. Observar esta alteração no seu corrimento é outro sinal a ter em conta se estiver a tentar engravidar.

4. Testes de ovulação

Os testes de ovulação medem os níveis de LH na sua urina e podem prever com exatidão os seus dias férteis.

Os testes de ovulação Clearblue são altamente recomendados porque detectam o pico de LH e alguns modelos até identificam o estrogénio, o que lhe dá uma gama mais ampla de dias férteis. São também muito precisos e fáceis de utilizar.

Vantagens dos testes de ovulação e dos termómetros digitais

A utilização das ferramentas acima mencionadas, como os testes de ovulação Clearblue e o termómetro digital Tempdrop, ajudá-la-á a detetar os seus dias férteis, porque

  • São mais precisos na deteção da ovulação.
  • Facilitam o controlo do ciclo, sem necessidade de cálculos complexos.
  • São úteis para as mulheres com ciclos irregulares.
  • Fornecem dados objectivos para um planeamento eficaz da gravidez.